Paraibuna: uma viagem de volta no tempo

Paraibuna: uma viagem de volta no tempo

Quem segue para o litoral norte do estado pela Rod. dos Tamoios, passa ao lado dessa cidadezinha charmosa, que vale a pena ser visitada. Parar no centro de Paraibuna nos dá a impressão de ter passado em um portal do tempo, onde o ritmo da vida era mais tranquilo e lento.

A igreja matriz de Santo Antônio, na praça central que tem coreto e jardins floridos, é toda recoberta por azulejos brancos e azuis e merece uma atenção especial. Na torre da igreja, paralelo aos números do relógio estão os signos do zodíaco e na parte interior é possível ver a influência da cultura árabe nas portas talhadas e um olhar mais amplo nos dá a impressão de estar em um luxoso teatro com suas frisas e lustres de cristal.Paraibuna

Fundada em 1666, foi caminho dos Bandeirantes e as marcas desse tempo estão em todos os cantos. Casarios antigos compõem as ruas centrais e o rio Paraíba do Sul   margeia a cidade correndo preguiçosamente.

Na casa do artesão é possível comprar peças feitas em madeira com temas sacros e lembrancinhas feitas em pano, como bonecas.Paraibuna

A gastronomia local tem pratos típicos, como o pastel de milho, bom para tomar com café, que tem sabor especial se tomado no Mercado Central. O afogado, tradição da culinária dos Bandeirantes, pode ser encontrado em quase todos os restaurantes.

No bairro do Porto ficam alguns sítios tradicionais da cidade, onde é possível encontrar doces como o melado – a mesma mistura da rapadura e do açúcar mascavo – tudo feito como antigamente no engenho.

Não dá para sair da cidade sem comprar a famosa “bananinha de Paraibuna”, doce de banana que derrete na boca e é feito sem açúcar, que pode ser adquirido diretamente da fábrica, que fica no bairro Vila de Fátima. A paçoca feita de forma artesanal, socada no pilão, também deve estar na lista de compras do turista que visita Paraibuna, e pode ser encontrada no Mercado Central e em vários bares.

Quem gosta de pesca ou esportes náuticos, a represa com extensão que chega a 760 km de perímetro com duzentas e quatro ilhas nativas catalogadas, é um grande atrativo.

Crédito foto destacada: saopaulo.sp.gov.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *