Itararé, a 344 km de São Paulo, é destino de ecoturismo

Itararé, a 344 km de São Paulo, é destino de ecoturismo

Itararé, a cidade que faz divisa com o Estado do Paraná a sudoeste de São Paulo, tem seu nome originário tupi-guarani e significa “pedra que o rio escavou”. O nome é bem próprio para os cânions, recortados por rios volumosos e em alguns pontos bastante agitados. Os paredões de pedra que compõem esse cenário, são atrativos para o rapel e as corredeiras recebem turistas de vários locais para prática de rafting, boia cross e aquatrekking.

A tranquilidade e transparência das águas do Rio da Vaca e do Rio Verde, em alguns pontos, fez surgir pequenos restaurantes e camping em suas margens, onde é possível passar o dia e relaxar nas jacuzzis naturais.
As diversas cachoeiras são ponto de visita, principalmente durante o verão, assim como as grutas que reúnem espeleólogos para explorações.Itararé

As trilhas e estradas de terra cortam o município são caminhos ideias para bikes e 4×4, ladeadas por paisagens únicas.

Parque da Barreira, um dos pontos turísticos da cidade, é possível ficar com um pé em São Paulo e outro no Paraná. No parque uma das atrações é a gruta de Nossa Senhora, que leva esse nome devida luz que entra durante o dia formando a imagem de uma Nossa Senhora … é espetacular!Itararé

Itararé leva o título de maior área de reflorestamento artificial do Brasil e está numa região cujo conjunto é a terceira maior área do mundo. Desmembrada da antiga Fazenda da Faxina, hoje Itapeva, Itararé teve momentos de importância na história paulista e brasileira: parada obrigatória dos tropeiros que vinham de Viamão no Rio Grande do Sul em direção à Sorocaba, fato que propiciou as condições para o nascimento da cidade; foi o maior entreposto madeireiro da América Latina.

Foi ponto estratégico na história do Brasil, quando na Revolução de 1930 acolheu Getúlio Vargas e na Revolução Constitucionalista de 1932 foi uma das frentes de batalha, quando os paulistas consideravam que São Paulo estava sendo tratado como terra conquistada.

A cidade não oferece infraestrutura hoteleira, contando apenas com poucos hotéis centrais de categoria bem simples.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *