Instituto Portucale de cerâmica luso-brasileira

Instituto Portucale de cerâmica luso-brasileira

Instituto Portucale, um verdadeiro museu de categoria internacional

Localizado em Embu das Artes, famosa pela sua feira de artesanato, poucas pessoas conhecem essa verdadeira maravilha. É um verdadeiro tesouro da arte da cerâmica e porcelana.

A menos de dois mil metros da praça central da cidade, na chácara alamedas onde pinhas e estátuas de cerâmica de mais de cem anos, emolduradas por jardins de bromélias e orquídeas, está a casa da fazenda. Com vários salões com ricos tapetes orientais, baixelas de prata, peças em porcelana, faiança e cerâmicas de todos os cantos do planeta se compõem com o mobiliário também em exposição. É uma viagem entre o Século XVII e os anos 80.

Na primeira sala do circuito, mais de dez árvores de natal que vão quase até o teto, são decoradas com bibelôs e enfeies natalinos que nos remetem infância.

A cozinha é uma atração á parte, com um imenso fogão à lenha no meio do espaço e panelas antigas de cobre, e nas paredes e prateleiras potes e pratos coloridos.

O Instituto Portucale é referência internacional em restauro, recebendo peças principalmente de colecionadores de Portugal.  O atelier é aberto também a visitação e é possível agendar uma aula para aprender técnicas básicas de restauro.

No jardim dos leões, a pequena capela parece nos chamar á visitá-la. Ela surge entre as folhagens como mágica, com um estilo arquitetônico celta medieval.

O espaço traz gazebos escondidos entre as touceiras helicônias, convidativos para relaxar após o almoço ou lanche, típicos da fazenda que podem fazer parte do passeio.

As pinhas e estátuas espalhadas pelas alamedas formam a mais completa coleção particular do Brasil.

As visitas tem que ser agendadas com ao menos dois dias de antecedência e podem ser feitas com o proprietário, João Paulo, pelo telefone (11) 4704-4072

Para conhecer mais: http://www.institutoportucale.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *