Ciao! Benvenuto a Pedrinhas Paulista

Ciao! Benvenuto a Pedrinhas Paulista

A cidade de Pedrinhas Paulista, localizada a 480 km da capital, é considerada um pedacinho da Itália no interior paulista.

Fundada como colônia em 1952, recebeu um dos últimos núcleos organizados de imigração italiana composto de vinte e oito famílias que mantiveram através das gerações os costumes do país de origem, fazendo da cidade uma típica colônia agrícola italiana, já que o município sempre teve como atividade principal a cultura de soja, milho e rebanho leiteiro. Em dezembro de 1991, ganha status de município. O nome Pedrinhas Paulista surgiu do Riacho Pedrinhas, de água transparente, que serpenteava suavemente entre grande quantidade de pequenas pedras ao fundo.

Teatro Municipal

O Teatro Municipal, o portal de entrada entre outras construções, trazem o traço arquitetônico das colunas greco-romanas. Uma estátua em homenagem aos soldados romanos da antiguidade pode ser encontrada na entrada de um parque bem arborizado e que é um ponto de conexão com a natureza. A Festa de São Donato, padroeiro da cidade, que acontece no mês de agosto com sua tradicional macarronada e que recebe turistas de todo o Estado de São Paulo, transformando a pacata cidade.

Festa de São Donato

O Centro Cultural, inaugurado em 2003, guarda a história da imigração italiana na região e no Museu dos Pioneiros um acervo de fotografias que conta a história de Pedrinhas desde o desmatamento das áreas, até a difícil adaptação do colono à vida no campo, a construção das primeiras casas e comércios, além de exemplares de mobiliário, utensílios, equipamentos e objetos de uso pessoal datados da década de 50, que fazem o visitante voltar no tempo.

Centro Cultural

A cidade vive a “bella Itália”, tanto que aulas de italiano fazem parte da grade curricular do ensino municipal e os moradores mais a antigos são responsáveis pela manutenção das tradições através de ações culturais permanentes.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *