Birdwatching na Tabatinga, em Caraguatatuba (SP)

Birdwatching na Tabatinga, em Caraguatatuba (SP)

Com uma área de Mata Atlântica preservada ocupando mais de 80% de sua área, Caraguatatuba é um destino de muito verde. Não à toa suas praias formam um cenário diferente, com um clima selvagem e muitas belezas naturais.

Agora, o que muitos não sabem é que, além da faixa de areia, a cidade do Litoral Norte de São Paulo abriga outros atrativos naturais exuberantes, como cachoeiras, mananciais, rios e áreas de preservação.

É o caso do Sítio do Jacu, na Tabatinga, a pouco mais de 15 quilômetros do centro de Caraguatatuba. Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), a área oferece uma experiência em meio à uma reserva privada de Mata Atlântica, totalmente preservada e com grande biodiversidade.

Lugar para passar um dia longe do agito, o sítio tem como grande destaque a observação de pássaros. Por entre seu bosque de árvores nativas e frutíferas como frutíferas embaúbas, palmitos e figueiras, foram criados observatórios para os apaixonados pela arte de passarinhar passarem um dia em meio aos sons da natureza.

Ali é possível avistar – e com sorte fotografar – algumas espécies como: saíra-sete-cores (Tangara seledon), saíra-militar (Tangara cyanocephata), tiê-sangue (Ramphocelus bresilus); surucuá-de-barriga-amarela (Trogon Rufus), entre outros.Caraguatatuba pássaros

As visitas à reserva, feitas em grupos de até quatro pessoas, devem ser sempre agendadas e acompanhadas por guias especializados para melhor aproveitamento e segurança. Recomenda-se vestimenta adequada para trilha e observação como calça comprida e botas ou perneiras.

O custo para acesso de um dia é de R$ 100,00 para uma pessoa, e R$ 50,00 para cada pessoa adicional.

Quem leva:

Na Onda da Trilha Ecoturismo
Raquel
Contato: WhatsApp (12) 99778-2482

Onde ficar:

Vivendas Sol e Mar Hotel Pousada
vivendadomar.com.br

Fotos: Eliria Buso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *