OURINHOS, destaque do oeste paulista!
Com o slogan “Aqui você brilha”, Ourinhos é um município de divisa entre os Estados de São Paulo e Paraná. Pertencente a região do Angra Doce, está próximo de algumas das mais bonitas represas dos dois estados.
A cidade que teve o nome de Nova Alcântara por escolha do seu fundador, o mineiro Antônio Alcântara da Fonseca, que se fixou naquelas terras em 1.888 , passou a se chamar Ourinho (no singular) e com a chegada dos trilhos da Sorocabana oficializaram por sua vez como Ourinhos paulista.
O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte e se destaca também em seus eventos sendo um dos principais a Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos, que é realizada anualmente no mês de junho e é considerada como um dos maiores eventos do ramo no país.
A Catedral do Senhor Bom Jesus, igreja matriz, vale a pena ser visitada pelos seus vitrais imponentes, assim como a igreja de Nossa Senhora do Vagão Queimado ( a única Nossa Senhora com esse nome no mundo), que foi erguida em homenagem a Nossa Senhora que foi encontrada intacta após um grande incêndio entre um trem e um caminhão na cidade.
No Museu histórico e pedagógico, um acervo com peças que contam sobre algumas atividades desenvolvidas no passado do município e sobre períodos representativos da história da cidade e o Teatro Elizabetano e Centro Cultural Tom Jobim, trazem periodicamente apresentações de balé, e sua arquitetura é um diferencial.
O Parque Ecológico Municipal Bióloga Tânia Mara Netto Silva, é um de cento e vinte e dois mil metros quadrados, onde é possível avistar vários animais silvestres, entre eles espécies de diferentes macacos, que acabam por interagir com os visitantes. Parque Olavo Ferreira de Sá é outro espaço verde da cidade, com pista de caminhada, ciclovia, fazendinha, lago com pedalinhos, pista de aeromodelismo e de arrancada para motos e carros e quem gosta de velocidade pode acelerar no Kartodrómo.