Ibiúna, lazer e tranquilidade
Estância Turística a 72 Km da capital, foi colonizada por portugueses, italianos, japoneses e árabes. Ibiúna surgiu a partir de uma fazenda que tinha como ponto central uma capela onde hoje se encontra a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores e durante muitos anos sua economia foi baseada apenas na agricultura.
As belezas naturais e a tranquilidade da região atraíram para a cidade condomínios de luxo e locais para retiro espiritual como o Templo Budista Jodoshu Nippakuji e o Santuário Hoozo do Brasil, da Seicho-No-Ie, visitado por pessoas do mundo inteiro recebendo mais de 20.000 pessoas por ano.
Hoje a cidade oferece lazer como principal produto. A Represa Ituparanga forma no seu entorno diversas prainhas, como a Escritório e Porto Seguro, que são bastante procuradas aos finais de semana para aproveitar o sol ou fazer passeio de escuna.
O Parque Estadual do Jurupará é outro grande atrativo da cidade, com várias cachoeiras como a de Vargem do Salto com queda d’água de trinta e cinco metros de altura, além de trilhas para trekking e bikes. Alguns hotéis e pousadas oferecem esportes de aventura como rapel e tirolesa.
A Gruta de São Sebastião é destino obrigatório para romeiros e para quem quer se conectar com a natureza.
Assistir a um jogo de beisebol em um estádio próprio para o esporte é também um programa bastante interessante
Ibiúna vai desenvolveu um projeto voltado para o produtor rural, denominado “Rota Culinária” em parceria com a iniciativa privada., onde é possível fazer um verdadeiro tour gastronômico no município.