Um passeio pelo estilo art déco paulistano em mostra na Estação Largo Treze

Um passeio pelo estilo art déco paulistano em mostra na Estação Largo Treze

O que têm em comum o Monumento às Bandeiras, o Viaduto do Chá, a Biblioteca Mário de Andrade e o Aeroporto de Congonhas? Eles são representantes da arquitetura art déco na cidade de São Paulo e podem ser vistos em uma mostra fotográfica na Estação Largo Treze, uma parceria da ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, e a editora Bela Vista Cultural.

Instituto Biológico de São Paulo

A exposição conta com fotografias de Augusto Junqueira e é resultado de um levantamento feito pela editora para a realização do livro “Art Déco São Paulo”, lançado em 2019, com um registro das principais construções desse estilo arquitetônico na capital paulista.

Como movimento artístico, o art déco caracteriza-se na arquitetura pelo uso de formas geométricas. Suas linhas estão presentes em alguns dos primeiros arranha-céus erguidos na cidade na primeira metade do século XX, como o antigo edifício Banespa, hoje Farol Santander, e o Edifício Matarazzo, atual sede da Prefeitura de São Paulo.art decó

“Tanto a exposição como o livro trazem como mensagem a importância da conservação do nosso patrimônio pois, como pode ser visto nas imagens, muitas das construções emblemáticas precisam de cuidados urgentes para a sua manutenção, antes que desapareçam”, diz Renan Cyrillo, sócio-diretor da Bela Vista Cultural.

Para evitar aglomerações, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde, a exposição também estará disponível na página oficial da concessionária no Facebook e no Instagram (facebook.com/ViaMobilidadeSP; instagram.com/viamobilidadesp).

Biblioteca Mário de Andrade

Serviço:

Art Déco São Paulo

Até 4 de janeiro, Estação Largo Treze – Linha 5-Lilás

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *