Serra do Japi

Serra do Japi

A poucos minutos do centro de Jundiaí e abraçando a cidade, você pode encontrar um pedaço do paraíso. Mata preservada, flora e fauna exuberantes em trilhas maravilhosas, nascentes, cascatas, mirantes e muito contato com a natureza. Essa é a Serra do Japi, considerado reserva da biosfera e que guarda em suas matas, bosques, colinas e nascentes muito do patrimônio ambiental do Estado São Paulo.

Serra do Japi
Pássaros diversos podem ser vistos nas trilhas da Fazenda Japiapé

As visitas à Reserva Biológica Serra do Japi são coordenadas pelo Projeto Nossa Serra, e tem como foco específico a Educação Ambiental, mas existem opções para quem quer conhecer este paraíso, visitando propriedades particulares como a Fazenda Japiapé, há 15 anos, o Japiapé dedica-se a atender visitantes que buscam sair da rotina e procuram passar momentos agradáveis junto à Natureza. Conta um excelente restaurante de comida típica caipira, em ambiente rural e muito aconchegante. E oferece aos seus visitantes opções de lazer, aventura e educação ambiental. Entre as atividades estão: Trilhas Ecológicas de Aventura, Tirolesa e Espaço das Crianças (www.japiape.com.br).

 

Apartamentos da Fazenda

Na Fazenda Montanhas do Japi está localizada na mata nativa da Serra do Japi, onde podem ser encontradas mais de 800 espécies (das quais, 652 já registradas) de borboletas, de todos os tamanhos e cores, vistas, especialmente, nos meses de verão e outono; espécies de anfíbios anuros (sapo, rã-de-vidro, perereca-verde e razinha-do-riacho, botão-de-ouro e pingo-de-ouro) em comum com os da Serra do Mar, Serra da Mantiqueira e de regiões adjacentes de planalto; espécies de répteis; 31 espécies de mamíferos (gambás, sagüis, morcegos, raposas, esquilo etc) e espécies de aves, de grande importância ecológica, como: Sabiá-do-Campo, João-de-Barro, Pica-Pau de Topete Vermelho, João-Bobo, Beija-Flor-Preto, Curiango, Quero-Quero, Saracura-Três-Potes, Gavião-Pega-Macaco, Bem-Te-Vi. Um paraíso natural de 329 hectares com apenas 5 suítes para famílias que buscam conforto em meio a natureza.(www.montanhasdojapi.com.br)

Trilhas na Fazenda Serra das Paineiras

No Sítio Serra das Paineiras, as  atividades  são baseadas no turismo responsável e trilhas com práticas de educação ambiental, sempre conduzidas por monitores e ainda é possível se deliciar com café da manhã e almoço no estilo rural, preparado com produtos naturais e saudáveis. (www.serradaspaineiras.com.br)

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *