Jardim Botânico de São Paulo, vale uma visita!

Jardim Botânico de São Paulo, vale uma visita!

Nem todos paulistanos conhecem esse oásis da cidade de São Paulo, que é o Jardim Botânico.

Sua importância cultural e histórica já vale uma visita, além dos trezentos e sessenta mil metros quadrados de área verde, com pontos dignos de fotografia.

Ao entrar no parque um caminho com fileiras de árvores de pau-brasil, flores de todas as espécies e por todos os cantos e seus lagos, que formam incríveis espelhos d’água’ – um destaque imprescindível para o Lago das Ninféias, onde além de aves e patos, centenas de ninféias desabrocham, formando uma verdadeira pintura.

A marca registrada do Jardim Botânico de São Paulo, as duas grandes estufas, além de renderem mais fotos legais, contam com um riquíssimo acervo de plantas nativas da Mata Atlântica – em uma delas, enquanto a segunda é reservada para exposições temporárias.

No instituto botânico, que fica dentro do “parque”, exite uma biblioteca com mais de seis mil livros e obras do século XX, encontra-se um dos maiores acervos de botânica do Estado de São Paulo, uma mina de ouro para curiosos e estudiosos. Já no museu o visitante pode conhecer amostras de plantas de toda a flora brasileira, além de descobrir todos os produtos que são extraídos da vegetação nativa – madeiras, óleos, fibras, sementes, etc.

Um dos pontos mais interessantes do passeio no Jardim Botânico  é a Trilha da Nascente: uma ‘ponte’ de 720 metros, suspensa por vários hectares de Mata Atlântica nativa, que te leva até a nascente do Riacho Ipiranga. Trata-se de uma verdadeira imersão na floresta que ocupava o território da nossa cidade muito antes de nós, dando a chance de conhecer árvores centenárias e, no silêncio, ouvir os sons das centenas de pássaros escondidos no topo da mata.

jardim botânico

Existem vários cantos encantadores, como o jardim sensorial, as escadarias, Jardim do Lineu entre outros. O lugar é perfeito para relaxar e fazer pic nic.

O Jardim Botânico está aberto de terça a domingo e aos feriados, com número reduzido de visitantes devido ao Covid 19
O horário é das  9h às 17h e o endereço é  Av. Miguel Estéfno, 3031 – Vila Água Funda.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *