Farol Santander inaugura exposição “O Jardim das Maravilhas de Miró”
O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, empreendedorismo, lazer e gastronomia, abre em 29 de janeiro (sexta-feira), a exposição O Jardim das Maravilhas de Miró, que estará aberta para visitação até o dia 5 de maio de 2021.
O Jardim das Maravilhas de Miró é apresentado pelo Ministério do Turismo e Santander, com patrocínio do Santander via Lei de Incentivo à Cultura. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Farol Santander São Paulo; produção da YDreams Global e curadoria de Aline Sultani, Karina Israel e Paulo Solano.
Com obras reconhecidas em todo o mundo pelos conceitos de Surrealismo, Cubismo e Fauvismo, e pelas características de espontaneidade, experimentalismo, e interpretações simbólicas, o catalão Joan Miró está entre os mais notáveis artistas do século 20.
A mostra, voltada ao público infantil, ocupará o 24º andar do edifício. Uma experiência imersiva dividida em oito ambientes, que apresentará de maneira lúdica um percurso inspirado nas obras e litografias da série Maravilhas com Variações Acrósticas no Jardim de Miró, do poeta espanhol Rafael Alberti.
As áreas da exposição foram inspiradas nessa obra criada sobre a homenagem literária que Rafael, pertencente ao grupo andaluz da geração de 1927, prestou a Miró e sua esposa Pilar, memorando uma viagem a um jardim imaginário cheio de flores, plantas exóticas, pássaros, insetos, pequenos animais, gnomos, o sol, a lua, e as estrelas.
Miró gostava de comparar a sua postura de artista com a de um jardineiro: aquele que cuida e experimenta para melhor criar. Simultâneas à escrita, as imagens criadas para o mesmo tema carregam a configuração visual repleta de gestos caligráficos e hieróglifos inventados.
Na entrada no andar, o visitante se depara com a sensorialidade da obra de Miró refletida nos versos de poesias acrosticas criadas por Alberti. Composições poéticas que consistem em formar uma palavra vertical com as letras iniciais ou finais de cada verso, gerando um nome próprio ou sequência significativa. No Observatório das Obras, encontram-se os versos e litografias originais da época.
Seguido pelo circuito das alas Horto das Formas; Fonte das Cores; Sintonia com o Cosmos; Infinito Criativo e Farol do Mundo.
Roteiro O Jardim das Maravilhas de Miró
Ao iniciar a visitação, o espaço Observatório das Obras traz as litografias originais da coleção particular Maravilhas com variações acrosticas no Jardim de Miró, escrita por Rafael Alberti.
A obra é composta por: 7 litografias de 49,5 x 71 cm; 13 litografias de 49,5 x 35,5 cm; 22 impressões, sendo poesias e folha de rosto com 49,5 x 71 cm; Caixa e capa: litografia sobre tecido.
As poesias de Rafael dão nomes exóticos ao pintor, como: Mirópássaro, Mirómirado, Mirómeridiano, Miróinseto.
Inspirado nesses poemas, Joan apresenta sua própria linguagem de cores, traços firmes e característicos símbolos caligráficos, compreendidos no livro cenográfico e painéis móveis presentes na sala.
Horto das Formas apresenta um jardim cenográfico cercado de flores, plantas e pequenos animais. Cada desenho do pintor catalão e cada acróstico do poeta sugerem novas formas, que podem ser enxergadas como esferas, cones, cilindros, quadrados, linhas, entre outros.
A ala Fonte das Cores apresenta uma experiência onde o público se posiciona sobre as principais cores utilizadas por Miró e se impressiona com sua combinação numa fonte interativa, conduzindo o visitante a imaginar infinitas possibilidades.
O ambiente Sintonia com o Cosmos é um convite à inspiração, o visitante entra numa sala imersiva onde acessa um cosmos de questionamentos e interesses. A sala faz referência à frase “Creio que meu trabalho vai transportar você a um mundo de real irreabilidade”, escrita por Joan Miró ao comerciante de arte Pierre Matisse. O conteúdo multimídia é um convite para a reflexão sobre nossos questionamentos e sentimentos diários; enfim aquilo que nos inspira.
Infinito Criativo traz como referência as inúmeras criaturas que existem no jardim fabuloso de Miró e Pilar, e suas infinitas possibilidades de formas, linhas e cores. Uma mesa interativa com telas de toque permitirá que adultos e crianças criem novas criaturas, flores, planetas e estrelas, que ganham vida num painel digital projetado instalado diante das mesas. Ao lado, como continuidade do infinito criativo, encontra-se uma parede imantada onde os visitantes podem explorar suas habilidades criativas e realizar uma composição com formas e elementos inspirados no jardim.
** Todos os visitantes serão orientados pelos monitores a higienizar as mãos antes e depois de cada interação. Será disponibilizado um totem de álcool em gel
Finalizando a mostra, no Farol do Mundo o público poderá se posicionar e fazer o seu autorretrato surreal por meio de uma tela interativa. Ao terminar, será dada a opção do envio da foto por e-mail.
O Instapoint, parte mais instagramável da mostra, será um ambiente colorido e cheio de elementos suspensos, que permitirá aos presentes encontrarem o melhor ângulo para criar a sua própria visão surrealista para fotografar e compartilhar em suas redes.
Protocolos de segurança e saúde
Para zelar pela segurança e saúde de seu público e funcionários, haverá medição de temperatura e tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no prédio; será obrigatório o uso de máscaras; dispensers de álcool em gel estarão disponíveis em todos os andares do edifício e o ambiente também contará com sinalizações para que todos respeitem o distanciamento de 1,5 metro. O Farol ainda reforçou o serviço de limpeza e higienização de todo o prédio.
Mais informações: farolsantander.com.br
Fotos: Divulgação