São Roque ganha exposição interativa “Por dentro de Alice no país das maravilhas” com obras de Darcy Penteado

São Roque ganha exposição interativa “Por dentro de Alice no país das maravilhas” com obras de Darcy Penteado

Uma perspectiva diferente do famoso “País das Maravilhas” poderá ser vista pelos habitantes e visitantes da cidade de São Roque (SP) a partir de 30 de abril. Na exposição “Por Dentro de Alice no País das Maravilhas: uma visão e imersão nas ilustrações de Darcy Penteado”, o público é convidado a apreciar o olhar diferenciado do artista sobre a obra originalmente escrita por Lewis Carroll em 1865.

As 76 ilustrações da mostra foram feitas por Darcy na década de 1960 e utilizadas nas edições brasileiras do livro de 1970 e na comemorativa, lançada em 2005, ambas publicadas pela Companhia Editora Nacional. Adaptadas para o evento, as imagens foram reproduzidas em cartazes, impressões e grafites espalhados pela cidade.

A mostra terá uma dinâmica diferente, pensada para garantir a segurança dos espectadores relacionada aos protocolos sanitários e evitar o contágio com a Covid-19. Para tanto, as obras estarão dispostas em 12 pontos diferentes de São Roque – cidade localizada a aproximadamente 70km da capital paulista e terra natal do artista.São Roque

Para saber como chegar até elas, os interessados devem baixar o aplicativo Caça à Alice (disponível apenas para Android). Já os usuários de outros sistemas operacionais precisarão solicitar informações e interagir com o WhatsApp oficial da exposição, por meio do número (11) 99407-1427.

No app, os usuários encontrarão informações sobre a exposição, conhecerão um resumo da história de Darcy Penteado, terão acesso aos locais em que as obras estão disponibilizadas e ainda podem participar de um jogo interativo.

Para isso, é necessário se dirigir aos locais indicados e, por meio do aplicativo, fazer a leitura do QR Code encontrado em cada local. Será um código para cada ponto (12 no total) e quem completar todos desbloqueará um certificado de conclusão personalizado.

Screenshots de algumas das páginas do aplicativo “Caça à Alice”, utilizado como ferramenta para interação com o público

Esquina (jornal com temática homossexual que vigorou de 1978 a 1981), pioneiro e militante do movimento LGBTQIA+ no Brasil. Viveu sete anos na Europa, expondo e retratando personalidades das artes e do cinema, como Audrey Hepburn (a “bonequinha de luxo”). Participou de diversas bienais nacionais e internacionais, realizou inúmeras mostras individuais no Brasil e no exterior. Seus quadros fazem parte de acervos distribuídos por todo o mundo, como a colagem “Eu”, exposta na galeria principal do Masp, em São Paulo (SP).

Seus principais prêmios foram: cartaz para a II Bienal de São Paulo; Saci; Bienal de Teatro; Disco de Ouro e Jabuti (Melhor Capa de Long-play e Melhor Ilustrador, respectivamente).

Darcy Penteado dedicou mais de 40 anos à arte em suas múltiplas facetas. O artista doou em testamento parte de sua obra para sua cidade natal, onde se encontra o acervo mantido e administrado pela Prefeitura Municipal por meio da Divisão de Cultura.

Serviço
Exposição “Por Dentro de Alice no País das Maravilhas:
uma visão e imersão nas ilustrações de Darcy Penteado
Data: de 30 de abril a 30 de julho
Onde: São Roque/SP (veja o mapa)
Classificação indicativa: Livre
Usuários de Android podem fazer o download do aplicativo “Caça à Alice”
Usuários de outros sistemas devem entrar em contato por WhatsApp: (11) 99407-1427
Exposição gratuita
Redes sociais: @alicepordarcypenteado (Instagram e Facebook)

Fotos: Divulgação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *