Que tal observar aves pertinho de São Paulo?
Legado das Águas é destino para o maior evento global de observação de aves
No dia 9 de outubro, o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, é destino para guias de observação de aves e praticantes da atividade participarem do “Big Day” Outubro, evento que ocorre no mundo inteiro para registrar o maior número de espécies possível em 24 horas. A Reserva, localizada a duas horas e meia de distância de São Paulo capital, em Miracatu, abriga quase 300 espécies de aves, entre raras e outras que só podem ser encontradas na Mata Atlântica. O Legado das Águas conta com infraestrutura completa para receber os observadores – pousada, restaurante e atrativos turísticos -, além de segurança por ter um rígido protocolo de prevenção ao contágio pela Covid-19.
O evento é organizado desde 2015 pelo Laboratório de Ornitologia de Cornell (Estados Unidos) e conta com milhares de adeptos no Brasil. O objetivo é apoiar a BirdLife International – organização ambiental – para acabar com o comércio ilegal de aves. Os observadores contribuem por meio de uma competição divertida de qual país consegue fazer mais registros. A contagem é feita por meio do aplicativo para celular Ebird, onde podem ser incluídas informações como a espécie, cidade e país do registro. Os dados são compartilhados com cientistas de todo mundo para ajudar na conservação e proteção das aves.
Além de observadores profissionais, podem participar do Big Day amantes de aves de todas as idades e profissões. Os interessados em participar do evento no Legado das Águas podem adquirir o “Ingresso de Visitação”, disponível para venda no endereço eletrônico https://loja.multiclubes.com.br/legado/ingressos/3. A visita pode ser feita individualmente, em grupo ou com a família. É necessário adquirir com antecedência, pois as vagas são limitadas devido à capacidade de operação controlada.
Guias de observação de aves também podem montar seus grupos e levá-los para o evento no Legado das Águas, sem custos adicionais.
Para participar
– Basta criar uma conta no eBird;
– No sábado, dia 09 de outubro, observe as aves;
– Crie uma lista de avistamentos e contabilize quantos indivíduos foram observados;
– Se possível, faça registros fotográficos e/ou grave a vocalização. Isso poderá ajudar, posteriormente, na identificação!
– Sua lista pode ser incluída tanto no site quanto no aplicativo. A vantagem de ter o aplicativo é que você pode atualizar os avistamentos durante a atividade e, além disso, você consegue mensurar a distância percorrida desde o início!
Programação