Museu da Imigração Japonesa, um passeio interessante !

Museu da Imigração Japonesa, um passeio interessante !

Inaugurado em 1978, o museu possui um acervo com mais de 97.000 itens doados por imigrantes, que vão de fotos, discos, livros, revistas, utensílios domésticos, quadros a uma roupa original de Samurai e sua cela de montaria.

Passear pelos agora três andares de exposição, nos faz conhecer mais sobre a história político brasileira e sobre as tradições japonesas que se incorporaram a nossa cultura.

O estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Japão em 1895, e a vinda dos primeiros imigrantes há 114 anos atrás, está retratado em documentos, painéis, peças diversas  e uma pequena réplica do Katsato Maru, que trouxe os primeiros 781 imigrantes, num total de 240 mil que vieram para o Brasil até o ano de 1894,  no 7º andar do prédio.

No 8º andar estão fotos, mapas, sala de vídeo, e objetos que mostram a comunidade japonesa já integrada no Brasil, e o surgimento de cidades com base nas colônias japonesas. A história da 2ª. Guerra também é retratada, contando sobre uma luta travada internamente entre grupos de japoneses imigrantes e sobre as perseguições que sofreram do governo brasileiro.

O 9º andar, inaugurado em 24/06, oferece aos visitantes a relação dos imigrantes com o país após os anos 50, onde parte da cultura se mistura como o nosso dia a dia, através dos esportes e principalmente da cultura pop, com os seriados de TV, mangás, cosplay, culinária, tecnologia e os grandes astros como National Kid, que fez parte das tardes infantis dos anos 70 até a roupa original do Jaspion. Nesse andar ainda, uma exposição inédita de espadas japonesas da coleção Mantegazza.

“A coleção do museu representa a segurança de uma história preservada e passada aos nossos descentes e divulgada a toda população. Mais do que seu valor histórico, há também um valor afetivo, já que os itens expostos fazem do espaço um templo, em que cada peça tem uma grande história a ser contada”, fala a Presidente do Conselho Administrativo do museu, Lídia Yamashita.

 

Serviço:

Museu da Imigração Japonesa no Brasil

Endereço: Rua São Joaquim, 321 – Bairro da Liberdade, São Paulo (SP)

Horário: Terça a Domigo – das 13h às 17h

Valor entrada: R$ 16,00 (crianças e idosos pagam R$ 8,00)

Maiores informações: www.bunkyo.or.br/br/museu-historico

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *