Conto de Thomas Mann no teatro em Sampa
Vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 1929, o conceituado escritor alemão Thomas Mann (1875-1955) tem um de seus contos transformado na peça O Caminho do Cemitério Corria Sempre ao Lado da Estrada. O espetáculo tem direção de Celso Frateschi, estreia no dia 19 de outubro no Teatro Ágora, onde segue em cartaz até 15 de dezembro, com apresentações às quartas e quintas-feiras, às 20h.
Filho de um alemão e uma brasileira, Mann é mais conhecido por romances como “O Buddenbrooks”, “A montanha mágica”, “Morte em Veneza” e “Doutor Fausto”, no entanto, ele também se dedicou a escrever contos e novelas ao longo de toda a sua produção literária. Suas obras ressaltam os conflitos éticos, morais, políticos, sociais e psicológicos de forma vigorosa.
Escrito em 1901, “O Caminho do Cemitério” (título original) está entre as obras mais expressionistas do autor, que geralmente estão povoadas por personagens amargos, apresentados em situações irônicas e comoventes. A montagem teatral adota o texto original de Mann na íntegra e sem adaptações dramatúrgicas.
A história acompanha um senhor desiludido com a vida que caminha em direção ao cemitério para visitar os túmulos de sua esposa e filhos. A tristeza desse homem rancoroso destoa da tarde vibrante e ensolarada. O caminho do protagonista se cruza com o de um jovem ciclista que passeia desavisadamente por aquele lugar e acaba perturbando o ritual do homem amargurado.
Serviço
O Caminho do Cemitério Corria Sempre ao Lado da Estrada, de Thomas Mann
Ágora Teatro – Rua Rui Barbosa 672 – Bela Vista
Temporada: 19 outubro a 15 de dezembro, às quartas e quintas, 20h
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)
Vendas online: www.sympla.com.br
Capacidade: 60 lugares
Acessibilidade: Local acessível para cadeirantes
Duração: 45 minutos
Classificação etária: Livre
Telefone: (11) 32840190
Whatsapp: (11) 988596939
E-mail: agora@agorateatro.com.br
Crédito foto: Ligia Jardim