Que tal fazer um roteiro cultural pelo centro no aniversário de São Paulo?

Que tal fazer um roteiro cultural pelo centro no aniversário de São Paulo?

Feriado na próxima quarta-feira é um convite para curtir o centro histórico

Assim como em outros feriados, o Aniversário de São Paulo, comemorado em 25 de janeiro, a depender do dia da semana, acaba sendo uma data em que muitos paulistanos fazem viagens curtas para o litoral. Porém, com a data caindo justamente em uma quarta-feira, o mais provável é que a maioria utilize o dia para descansar ou para aproveitar o verão dentro da própria cidade. Para aqueles que estão sempre buscando experiências culturais, a próxima quarta-feira é uma oportunidade de desvendar as riquezas do centro histórico da cidade.

Aqui tem cinco dicas de espaços culturais que fazem parte da vivência paulistana e, claro, tudo bem pertinho do Metrô República.

Galeria Metrópole  – Ícone da cidade de São Paulo, a Galeria Metrópole foi projetada nos anos 1960. O prédio se tornou uma referência arquitetônica importante na cidade por ser um projeto que se integra ao espaço urbano e seu entorno. “A Metrópole foi criada para ser um centro de convivência que integra arte, arquitetura, cultura e compras. E felizmente, a galeria tem retomado este papel graças a profissionais criativos comprometidos em trazer a brasilidade para o centro”, revela Lucas Lassen, diretor criativo da Paiol, que abriu uma unidade na galeria em dezembro do último ano.

Além da Paiol, que conta com mais de 400 itens de artesanato de arte popular de todas as regiões do país, é possível encontrar ateliês e conversar com os criadores de marcas como Estúdio Niz e Ju Amora, além de encontrar bares e restaurantes como o Espaço VHMOR, que conta com um amplo cardápio 100% vegano.

 Av. São Luís, 187, República.

Theatro Municipal – Para os apaixonados por música, o Theatro Municipal de São Paulo recebe uma apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal com seu Concerto de Verão. Com duração de aproximadamente 60 minutos sem intervalo, o espetáculo começa às 17h no dia 25/01 e tem regência do maestro Roberto Minczuk. Os ingressos variam entre R$ 12,00 e R$ 64,00 e podem ser comprados com antecedência

Praça Ramos de Azevedo, s/n – Centro.

SPCine Olido – Para os amantes da sétima arte, a novidade é a reabertura do SPCine Olido, na Galeria Olido. Inaugurado em 1957, este foi o primeiro cinema paulistano a funcionar dentro de uma galeria comercial. Fechado desde 2020 para uma reforma no sistema de ar condicionado e nos projetores, o cinema reabriu as portas no final de 2022. Além disso, ele divide o prédio da galeria com um espaço de dança, teatro e exposições. Os preços são populares e variam de R $2,00 a R $4,00. A programação varia de acordo com a semana.

Avenida São João, 473, República..

Biyou’z Restaurante – São Paulo também é referência quando o assunto é diversidade gastronômica. Um dos destaques do centro é o Restaurante Biyou’z, com pratos de diversos países do continente africano, como Camarões, Angola, Congo, Nigéria, Cabo Verde, entre outros. Fundado em 2018 pela chef camaronesa Melanito Biyouha, que está no Brasil desde 2003, o restaurante é uma porta de entrada para a África. Para que as receitas não sejam modificadas e a história seja mantida, os temperos são importados do continente africano. “Temos pratos que dizemos que são tombados porque vêm de várias gerações”, diz a chef Melanito.

 Alameda Barão de Limeira, 19 – Campos Elíseos

Sesc 24 de maio – Apresentação do Bloco Afro Ilú Obá de Min

O Sesc 24 de maio, recebe no dia 25/01, às 17h, uma apresentação do Bloco Afro Ilú Obá De Min, reconhecido por ser uma intervenção cultural que valoriza o patrimônio imaterial, a memória e a identidade,  é coordenado pela arte-educadora e musicista Beth Beli. O grupo desenvolve pesquisas sobre as matrizes africanas e afro-brasileiras e visa inserir mulheres, crianças e adolescentes na Arte através das manifestações culturais tradicionais, como o carnaval, e no estudo das contribuições e influências africanas na cultura brasileira.

O bloco tem sua bateria formada exclusivamente por mulheres que, desde 2005, saem em cortejo pelas ruas de São Paulo, reverenciando e enaltecendo a cultura afro-brasileira, além de destacar a participação e protagonismo das mulheres no mundo. A apresentação deve acontecer na Praça, que fica no térreo da unidade do Sesc.

Foto: Rafael Salvador

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *