Festival de Inverno de Campos do Jordão terá programação 100% gratuita

Festival de Inverno de Campos do Jordão terá programação 100% gratuita

Evento, que acontece entre 1 e 30 de julho, terá mais de 60 concertos em

três locais de Campos do Jordão e na Sala São Paulo.

 

Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Campos do Jordão combina, com excelência, uma programação de música de concerto a um trabalho pedagógico amplo e qualificado. Ao longo de suas 52 edições, o evento, atualmente realizado no Inverno e também no Verão, se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional e, paralelamente, uma programação cultural de qualidade, que beneficia não somente a cidade de Campos do Jordão (SP) como todo o seu entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.

Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua 53ª edição em 2023 – ele não ocorreu apenas em 2020, devido à pandemia do coronavírus. A programação artística acontece de 1 a 30 de julho e estará distribuída entre as cidades de Campos do Jordão – com três palcos – e a Sala São Paulo. O Festival é realizado pela Fundação Osesp e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa.

Serão mais de 60 concertos, todos eles com entrada gratuita, divididos entre três locais da cidade da Serra da Mantiqueira: o adorado Auditório Claudio Santoro (apresentações de sexta a domingo); o popular Parque Capivari (sábados e domingos); e a bela Capela São Pedro, localizada no Palácio Boa Vista (sábados e domingos). A Sala São Paulo também terá uma agenda de apresentações, distribuídas entre a Sala do Coro (de terça a quinta, com ênfase em performances de Artistas do Festival) e a Sala de Concertos (sábados e domingos).

Destacam-se, na programação artística em Campos do Jordão, concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp na abertura (com seu Diretor Musical Thierry Fischer e o pianista britânico Stephen Hough, dia 1º/jul) e no penúltimo dia do evento (com a regente mexicana Alondra de la Parra e o violoncelista americano-brasileiro Gabriel Martins, dia 29/jul); da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, regida por Fabio Mechetti, celebrando os 150 anos de nascimento de Rachmaninov (07/jul); da Orquestra Filarmônica de Goiás, sob a batuta de Neil Thomson, em um programa com compositores brasileiros (15/jul); do Coro da Osesp com a maestra Sofi Jeannin cantando as Luzes do Ártico (22/jul); e da Camerata Antiqua de Curitiba, com orquestra e coro interpretando o oratório Joshua, de Haendel (28/jul). Teremos também uma variedade de grupos paulistas, incluindo a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório, a Orquestra do Theatro São Pedro, a Osusp, a Sinfônica de Campinas e a GRU Sinfônica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *