Cia. Dança Sem Fronteiras no Teatro Sérgio Cardoso

Cia. Dança Sem Fronteiras no Teatro Sérgio Cardoso

Criado entre os anos de 2020 e 2021, durante a pandemia e com ensaios on-line, o espetáculo é marcado pela improvisação, que desempenhou um papel fundamental na criação da dramaturgia e na preparação do elenco. O olho, o olhar, o ver e o ‘não ver’ foram temas da pesquisa de criação da obra, dirigida pela fundadora do grupo, Fernanda Amaral. As vivências dos bailarinos e seus processos diários de mudanças e adaptações nos tempos de rígido afastamento social e encontros através de telas também serviram de inspiração.

As composições coreográficas foram cuidadosamente desenhadas, como uma poesia em movimento, levando em consideração os corpos dos bailarinos e suas características únicas. Em conjunto com a trilha sonora e a iluminação, o espetáculo convida o público a lançar um novo olhar sobre a dança contemporânea, fortalecendo a diversidade e ultrapassando rótulos e preconceitos sobre dança e deficiência. “A dança nunca é somente sobre a dança, nem neutra, e sim rica em significados”, afirma Fernanda Amaral, diretora da Cia Dança Sem Fronteiras.

O elemento círculo, representado pela roda que gira, gira e dá voltas, como uma grande ciranda da memória, é peça central no espetáculo, dividido em três olhares. O primeiro é com todo o elenco, o segundo com a aparição dos personagens, e, no terceiro, elenco e  personagens se reencontram. Há Retina, mulher com baixa visão que baila atrás de sua janela; Cristalino, jovem com baixa visão que se equilibra fazendo malabarismos; Desfocado, que dança com sua roda em sua cadeira de rodas, além de Cecília, Íris e Cornelia, todos isolados em seus círculos, mas também conectados por suas narrativas corporais.

Serviço:

Ciranda de Retina e Cristalino – Cia. Dança sem Fronteiras

Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno

Data: Dias 09 e 10 de setembro, sábado e domingo, às 19h
A sessão do dia 09 de setembro contará com recurso de audiodescrição.

Ingressos: Gratuito | 1 hora antes na bilheteria do teatro

Duração: 60 minutos

Capacidade: 146 lugares + 6 espaços para cadeirantes

Classificação: Livre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *