Theatro Municipal apresenta a ópera brasileira O Contractador de Diamantes

Theatro Municipal apresenta a ópera brasileira O Contractador de Diamantes

Um século após sua estreia no palco do Theatro Municipal de São Paulo, a ópera brasileira O Contractador de Diamantes retorna à casa. Terceira obra da temporada lírica e primeira de autoria nacional, nos dias 28, 29, 30 de junho e 2 de julho, a criação do brasileiro Francisco Mignone será apresentada com direção cênica de William Pereira, direção musical de Alessandro Sangiorgi e participação da Orquestra Sinfônica Municipal, do Coro Lírico Municipal, sob a regência de Érica Hindrikson, e da Ayodele Cia. De Dança. Em uma coprodução do Festival Amazonas de Ópera (FAO), essa montagem de O Contractador de Diamantes será cantada em português pela primeira vez na história.

O elenco de solistas contará com Lício Bruno, Felisberto Caldeira; Lidia Schaffer, Dona Branca Caldeira; Rosana Lamosa, Cotinha Caldeira; Giovanni Tristacci, Camacho; Douglas Hahn, Magistrado; e Mar Oliveira, Maestro Vicente. Os ingressos variam de R$12 a R$165 (inteira), com classificação indicativa não recomendada para menores de 10 anos e duração total de aproximadamente 180 minutos, com intervalo.

A ópera O Contratador de Diamantes, de Francisco Mignone, voltou a ser apresentada no 25º Festival Amazonas de Ópera, realizado no Teatro Amazonas, após anos perdida e fora dos repertórios. A obra, composta por três atos e originalmente com libreto em italiano de Gerolamo Bottoni, se baseia no drama homônimo escrito por Affonso Arinos.

Ambientada no século XVIII, em Minas Gerais, mais especificamente na atual cidade de Diamantina, a história narra a vida de Felisberto Caldeira, o terceiro contratador de diamantes do Brasil. Caldeira é um aristocrata que possuía um contrato para a exploração de ouro e diamantes, vislumbrando a emancipação da colônia. A ópera também trabalha a relação entre sua filha e Camacho. O cenário da obra é inspirado na plateia da Casa da Ópera de Ouro Preto, espaço que também é um marco para a música no Brasil, construído de 1746 a 1770, sendo o mais antigo teatro do continente.

SERVIÇO

O Contractador de Diamantes

Ópera em três atos de Francisco Mignone com libreto em italiano de Gerolamo Bottoni.

28/06/2024, 20h

29/06/2024, 17h

30/06/2024, 17h

02/07/2024, 20h

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *