Festival Bacalhau da Noruega traz a São Paulo delícias de várias partes do mundo
A grande atração gastronômica de São Paulo, entre 12 e 29 de setembro, é o Festival Bacalhau da Noruega: são 30 restaurantes participantes (confira abaixo a lista), que oferecem receitas das mais variadas culinárias, preparadas com o legítimo bacalhau Gadus morhua.
É possível passear pelo Japão, provando um lombo de Bacalhau da Noruega acompanhado de tempurá de legumes. Visitar a França e sua tradicional brandade de morue – receita cremosa de Bacalhau da Noruega, batata e azeite. Deliciar-se com massas italianas, especialidades portuguesas e até uma surpreendente empanada de bacalhau, representando nossos vizinhos argentinos.
A tradição culinária do Brasil, é claro, também marca presença no Festival Bacalhau da Noruega. Ingredientes tipicamente brasileiros –pupunha, castanha-do-pará e mandioquinha, entre muitos– dão um toque tropical ao bacalhau pescado nas geladas águas norueguesas. Chefs premiadas, como Janaína Torres (eleita a melhor do mundo) e Morena Leite mostram seu talento cheio de brasilidade.
“O festival, unindo tantos restaurantes de culinárias tão variadas, dá uma amostra da imensa versatilidade do Bacalhau da Noruega”, diz Randi Bolstad, diretora do Conselho Norueguês de Pesca no Brasil. “É um ingrediente que se adapta a qualquer gastronomia do mundo. Basta usá-lo com criatividade, sem se prender a fórmulas e repetições.”
O Conselho Norueguês de Pesca promove o Festival Bacalhau da Noruega em parceria com o SindRio, Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro. Um dos objetivos da iniciativa é esclarecer o público quanto à forma adequada de escolher e preparar o verdadeiro Bacalhau da Noruega.
Festival Bacalhau da Noruega
Data: 12 a 29 de setembro
Local: São Paulo
Veja no site os restaurantes participantes.