Quatro dicas de eco passeios dentro de São Paulo

Quem gosta de estar próximo da natureza não precisa sair da capital paulista. Listamos quatro lugares com trilhas, mata, e até cachoeiras.
São refúgios de fauna e flora dentro da mais agitada cidade da América Latina.
Jardim Botânico
Com 143 hectares e várias espécies vegetais, o Jardim Botânico de São Paulo fica na zona sul da cidade. Além do Instituto de Botânica e do Museu Botânico, o local abriga bosques e jardins, duas estufas com plantas típicas da Mata Atlântica, estruturas históricas e nascentes do riacho do Ipiranga.
Parque Caminhos do Mar
A cerca de 40 km do centro de São Paulo, em São Bernardo do Campo, o Parque Caminhos do Mar proporciona uma mistura de ecoturismo com história. O passeio começa por uma trilha fácil de 9 km de extensão, que atravessa a Estrada Velha de Santos (fechada para veículos) e conta com monumentos históricos. Há ainda a Calçada do Lorena, trilha de pedras por onde D. Pedro I passou antes de proclamar a Independência do Brasil em 1822. O parque é repleto de espécies nativas da Mata Atlântica e oferece uma vista exuberante da Serra do Mar.
Horto Florestal
Na zona norte de São Paulo, o Horto Florestal tem uma rica biodiversidade de fauna e flora e remanescentes de Mata Atlântica preservados em plena área urbana. Junto ao Parque Estadual da Cantareira, que também merece uma visita, tem trilhas, circuito de caminhada, ciclovia, quadras, campo de futebol, playground e outras áreas de lazer ao ar livre.
Pico do Jaraguá
Com 1.135 metros de altitude, o Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da capital paulista. Afastado do centro da cidade, o pico oferece uma vista panorâmica que pode alcançar um raio de mais de 50 km, revelando praticamente toda a extensão de São Paulo e da região metropolitana. A visita é feita pelo Parque Estadual do Jaraguá, que fica ao lado da Rodovia dos Bandeirantes. O parque abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da região, em 492 hectares de área verde preservada.