Ubatuba do surf e da Mata Atlântica
Sem dúvida, Ubatuba é um dos mais procurados destinos do verão paulista. Este ano fazendo 380 anos de emancipação política, considerada a Capital do Surf, pleiteia agora também o título de Capital Nacional da Mata Atlântica, com sua encosta oitenta por cento preservada, com a exuberância da flora e da fauna do Parque Estadual da Serra do Mar e com águas transparentes no mar que banha as suas cem praias.
Foi palco da luta de portugueses contra franceses e tinha como nativos os índios Tupinambás. No século XIX, Ubatuba foi uma cidade rica, graças à atividade portuária, porém com a revitalização dos portos de Santos e do Rio de Janeiro a fez mergulhar em um isolamento e decadência econômica. Em 1933 é inaugurada a primeira ligação por estrada com o planalto e o vale do Paraíba e a partir daí ganha status de cidade balneária, passando a ser estância turística em 1948.
Com o Trópico de Capricórnio atravessando suas terras, o que garante um clima temperado úmido durante todo o ano, atrai turistas quase todos os finais de semana. Hoje a cidade oferece hotéis que vão do luxo ao hostel, ótimos restaurantes com pratos a base de peixes e crustáceos, passeios de escuna que tem como destino as maravilhosas ilhas próximas da costa (Ilha das Couves e Ilha de Anchieta, esta última possui um presídio desativo, que no passado foi utilizado para presos políticos).
Projeto Tamar, Aquário, Museu do Automóvel e Sobradão do Porto são locais que devem ser visitados. Para os mais aventureiros as trilhas e cachoeiras (trilha do Corcovado e Cachoeira Água Branca são as mais visitadas) e mergulho nas águas verdes-azuis do mar de Ubatuba, com sua transparência proporcionam um verdadeiro espetáculo subaquático.
Délcio Sato, prefeito, vê no turismo uma das fontes de renda para todos no município e tem trabalhado para fomentar ainda mais Ubatuba como destino. Para o próximo ano a cidade será ponto de ancoragem para os navios de turismo. A cidade recebeu painéis informativos sobre a história, fauna e flora local e faz parte do consórcio criado entre os municípios da região que criou o Circuito Litoral Norte Paulista.
Crédito foto destacada: Miguel Schincariol