Caraguatatuba: praias e cachoeiras no Litoral Norte de SP
Com ótimo acesso pelo Rodovia dos Tamoyos, Caraguatatuba é a porta de entrada do litoral norte paulista, para quem decide descer a serra por esse caminho.
São dezessete praias, cada qual com sua especificidade, mas na maioria com águas calmas. A mais central é a Martim de Sá, o grande “point” da juventude nos períodos de temporada. A praia do Camaroeiro, continuação da Martim de Sá, é o ponto de saída e chegada dos pescadores, que mantem um entreposto, onde é possível comprar peixes e crustáceos recém pescados.
A praia Brava, tem rebentação mais agitada formando ondas, sendo a preferida dos surfistas.
A Ilha do Tamanduá é um passeio que vale a pena, com acesso por barcos que saem das praias de Mococa, Cocanha e Tabatinga, com natureza intocada e ótima para mergulhos. É um verdadeiro paraíso ecológico, onde o visitante tem inclusive como obrigação de levar o lixo que produziu para o continente. No lado leste uma praia com águas transparentes e poucas ondas, no lado sul um restaurante com pratos à base de frutos do mar.
O Ilhote da Cocanha, uma pequena ilha mais próxima do continente, é outro ponto para se descobrir, um pequeno paraíso intocado de Mata Atlântica no meio do oceano, que atrai pássaros típicos da região, com trilhas que cruzam a ilhota e uma delas leva a um antigo casarão.
Para chegar até o ilhote existem pequenos barcos que saem da praia da Cocanha, a 12 Km do centro, com águas calmas e piscinas naturais, é ponto de moradia de muitos pescadores tradicionais e abriga a maior fazenda de mexilhõe s do est ado de São Paulo, produzindo cerca de 8 mil toneladas por ano, aberta à visitação.
Localizada no sopé da Serra do Mar, cachoeiras também são atrativos, como a Cachoeira do Mancha, a apenas 7 km do centro da cidade, é uma ótima alternativa de passeio. O acesso é através de uma pequena trilha a pé, que tem apenas cinco minutos de duração e as Trilhas no Parque Estadual Serra do Mar;o opções para quem gosta de caminhar junto a mata.
No parque, que tem sua entrada próximo ao centro, no pé da serra, existem trilhas de diversos tamanhos, com observação de pássaros, fauna e flora típicas da Mata Atlântica. A entrada do parque custa R$ 15,00 e é preciso agendar previamente a visita, e o passeio é acompanhado por monitores.
A gastronomia local merece destaque, com vários pratos á base de peixes e frutos do mar com um toque da cultura caiçara, como a introdução da banana e farofa em várias opções.
A oferta de hospedagem é grande, o Hotel Pousada Vivendas do Sol e Mar é uma ótima opção para quem busca as belezas da praia de Cocanha, que por ter águas mais tranquilas e piscinas naturais, fazem a felicidade da criançada, que tem no hotel monitores e espaço kids, além de piscinas, lanchonete, restaurante e pizzaria.
No mês de julho as diárias estão com 30% de desconto. Vale a pena se programar e reservar e reservar já pelo site vivendadomar.com.br ou via WhatsApp (12) 99641-7662
Credito foto destacada: Secretaria de Turismo de Caraguatatuba