PRaticar mergulho é a possibilidade de conhecer um mundo diferente

A Mergulhaso, operadora de mergulho em Ilhabela, oferece mergulhos nas categorias livre (com snorkel) ou autônoma, possibilitando a prática inclusive para pessoas com limitações físicas, inclusive cadeirantes.
Os mergulhos com snorkel são bem tranquilos e de pouca profundidade, mesmo assim é possível se deparar com peixes coloridos e ver um mundo que pouco conhecemos. Para os mergulhos autônomos existe a necessidade do uso de equipamento completo, também chamado de Scuba (Self-Contained Underwater Breathing Apparatus) ou aparato independente de respiração aquática, onde faz parte desse conjunto máscara, pés de pato, macacão de Neoprene, lastros e cilindros. A profundidade para esse tipo de mergulho vai variar conforme a experiência do mergulhador. Para quem é “marinheiro de primeira viagem”, o máximo é de cinco metros, suficiente para se deparar com uma biologia marinha rica e encantadora. Está incluso no valor da Mergulhaso os equipamentos necessários.
No caso do mergulho adaptado, o esporte demanda uma série de modificações nos dispositivos utilizados. É preciso também desenvolver técnicas e logísticas específicas para a formação e qualificação de instrutores especializados. Tudo para garantir as mesmas condições de segurança dos outros atletas.
De acordo com David Diaz, proprietário da Mergulhaso, a sensação de independência e liberdade possibilitadas pela falta de peso subaquática promove a expansão de uma atitude positiva e otimista. Além disso, o esporte estimula a vida social e a autoestima, por meio da superação de limites. Para ele, o trabalho em equipe fortalece os laços humanos, o respeito pela natureza e pelo meio ambiente.
Ele garante que sua prática resulta em inúmeros benefícios para a saúde, tanto da pessoa com deficiência como para quem não as apresenta. Há ganhos como a diminuição do estresse do dia a dia, já que reduz os espasmos, aumenta a flexibilidade e proporciona o relaxamento do corpo e dos nervos. Os exercícios também promovem a evolução de habilidades psicomotoras e de coordenação. Eles fortalecem, ainda, os músculos e os sistemas respiratório, circulatório e cardiovascular.
“Preparei-me durante muitos anos para entender a especificidade de cada deficiência, com o objetivo atender a esse público. Sei da importância de propiciar a todos uma experiência como essa. E tenho consciência da responsabilidade do instrutor”, completa Diaz, que tem uma larga experiência em mergulhos no México e Colômbia.
Com águas transparentes e geralmente calmas, com temperatura média de 22 ºC, o arquipélago de Ilhabela, formado por quatro ilhas, onze ilhotes e uma enorme quantidade de lajes e parcéis, é considerado uma das melhores áreas para mergulho do Brasil.
A visibilidade pode ultrapassar 20 metros de profundidade (chegando a até 52 metros). Tudo em um ambiente com rica fauna marinha, muitas grutas e uma das maiores concentrações de naufrágios do País.
Para saber mais ou marcar seu mergulho acesse: mergulhaso.com/