Cinco lugares para descobrir na bucólica Guararema
A apenas 80 quilômetros de São Paulo, Guararema é um reduto de tranquilidade em meio à natureza. Graças a sua proximidade com a capital paulista, a cidade é cenário perfeito para um passeio de fim de semana com a família.
Ali, é possível se encantar com o charme de suas ruazinhas, explorar parques com muito verde às margens do Rio Paraíba do Sul, e ainda fazer um passeio de maria fumaça até uma bucólica vila.
O destino já ganhou fama por conta de seu espetáculo de luzes e decoração de Natal, porém, a temporada de dezembro é apenas uma amostra do que o lugar tem a oferecer durante o ano inteiro. A seguir, confira cinco lugares imperdíveis para descobrir em Guararema:
Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino
Localizado no Morro do Gerbásio, o mirante abriu para visitação em 2018 e oferece vista privilegiada do centro da cidade, assim como do rio e da Mata Atlântica preservada dos entornos. Além de local de contemplação, o espaço tem estrutura de restaurante, banheiros e estacionamento.
Parque da Pedra Montada
O parque conta com trilhas e passarelas que levam até seu principal atrativo: uma escultura natural composta por duas pedras de 2 metros de altura sobrepostas.
Vale a pena explorar, também, a Pedra do Tubarão, outra formação rochosa que tem figura similar ao grande peixe.
Vila de Luís Carlos
O distrito, localizado a apenas sete quilômetros do centro de Guararema, parece saído de um filme. Suas poucas ruas de pedra são compostas por construções históricas restauradas que hoje abrigam restaurantes, lojinhas, bares e cafés.
Ali também há uma estação ferroviária que recebe os passeios de Maria Fumaça vindos da cidade. O roteiro feito na locomotiva de 1927, apesar de curto, encanta aqueles que nunca tiveram algum tipo de contato com os áureos tempos ferroviários.
Igreja Nossa Senhora da Escada
Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1941, a Igreja chama a atenção tanto por sua história, quanto por sua arquitetura, em estilo típico barroco, feito em taipa de pilão. A primeira capela construída no local data de 1652, pelos jesuítas, porém, a construção atua remonta da igreja fundada pelos franciscanos, em 1732.
A Igreja Nossa Senhora da Escada também se destaca por abrigar uma das únicas imagens de São Longuinho, o santo dos três pulinhos, que intercede pelos objetos perdidos.
Pau D’Alho e Recanto do Américo
Cartões-postais locais, ambos representam a integração da natureza em meio à cidade. O local tem pontes suspensas sobre o rio Paraíba do Sul, famílias de capivaras, bosques e outros atrativos naturais. É perfeito para curtir um fim de tarde antes de embarcar em um roteiro gastronômico pelos diversos restaurantes da cidade.
Onde ficar
Fotos: Ken Chu – expressão studio