São Bento do Sapucaí, muito para conhecer

São Bento do Sapucaí, muito para conhecer

Na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, no coração da Serra da Mantiqueira, São Bento do Sapucaí é um destino tranquilo, mas com muito para descobrir.

As pedras do Baú, Bauzinho e Ana Chata são atrativos para os amantes do turismo de aventura, ideais para rapel e escalada ou só para contemplação.

Nas estradas que serpenteiam em torno de São Bento do Sapucaí não é difícil, encontrar refúgio de grandes artesãos, como o do Ditinho Joana, com entalhes em madeira; a cerâmica da arquiteta Lígia e os mosaicos de Nico Ferreira.

A cultura está presente nos grupos de violeiros, na Congada de São Benedito oriunda dos escravos que ali se refugiaram no bairro que leva como nome Quilombo, onde é possível conhecer o trabalho das mulheres do bairro que produzem artesanalmente flores e utensílios com a palha de milho e com talo da bananeira.

Nos museus da cidade pode se reviver momentos da história, como no Museu da Revolução onde objetos da época da épica Revolução de 32 podem ser encontrados. No Museu Zé Pereira, os bonecões que alegram o carnaval de rua descansam até a data, e para os que querem conhecer ou reviver os tempos dos carros de boi, um espaço com vários deles e as ferramentas utilizadas na construção.

são bento do sapucaí

Duas capelas revestidas com mosaicos, onde pedaços de santos e outros objetos quebrados deixados sob os pés de cruzeiros sagrados, se juntam aos cacos de azulejos coloridos, transformando esses espaços em únicos.

A gastronomia local é outro ponto forte, com restaurantes com vista para montanhas e cafés com delícias regionais.

Visitar a fábrica de azeite que tem no município é um passeio imperdível, onde se aprende muito sobre toda produção e ter a experiência da degustação, o que pode ser feito também na vinícola Santa Maria.

São Bento do Sapucaí

No final da tarde ver o sol se por na serra é certeza de fotos incríveis e as muitas pousadas (para todos os bolsos) acolhem os turista de uma forma que só na Mantiqueira se encontra.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *