Piracaia, a cidade mais hospitaleira do Brasil

Piracaia, a cidade mais hospitaleira do Brasil

A pacata cidade de Piracaia, fundada em 1817, foi considerada a cidade mais hospitaleira do país. A apenas 89 Km da capital, localizada na Serra da Mantiqueira, atrai turistas pelos antigos casarios da época do Brasil Imperial, pela religiosidade e suas muitas cachoeiras e montanhas.

A Igreja Matriz de Santo Antônio da Cachoeira, com paredes em taipa, tem em seu teto a pintura de todos os papas, é a segunda igreja do mundo a possuir tal acervo, sendo a primeira, a Basílica de São Paulo, em Roma, na Itália.

A partir da Gruta de Nossa Senhora Aparecida, a escadaria com quinhentos e noventa e um degraus, levam ao Santo Cruzeiro, considerado o maior crucifixo do mundo, de onde pode se avistar toda a cidade.

Crédito: Rubens Chiri

Os muitos atrativos naturais são explorados por turistas jovens que buscam as trilhas que levam as montanhas da cidade, que garantem vistas maravilhosas, como a Pedra do Carmo, usada para escaladas, e o Alto da Boa Vista, de onde é possível avistar a represa de Bragança Paulista, a Pedra Grande de Atibaia e do Pico do Lobo de Joanópolis; e a Cachoeira do Pião, Localizada a 25 quilômetros do centro de Piracaia, com uma forte queda d’água de 8 metros de altura, formando uma piscina natural.

A cidade oferece ainda duas rotas aos turistas, a do Atibainha, que passa pela represa de Piracaia em conjunto com a represa de Nazaré do Pião, onde é possível visitar fazendas de criação de truta, de leite e de criação de cobras Jararaca, de onde retira-se o veneno para fabricação de soro. Na Rota das Águas, várias as cachoeiras de ribeirões que deságuam, na represa, destacando-se a Cachoeira da Mãozinha e a Ilha das Orquídeas, que mostra a beleza da Mata Atlântica, em meio ao afluxo do rio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *